segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Consumo no mercado livre de energia acompanha desaquecimento dos mercados nacionais

O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela Comerc Gestão, a maior gestora independente de energia elétrica do País, apurou queda de 1,92% no consumo de energia elétrica de suas unidades sob gestão em julho de 2012, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

O movimento está em linha com o baixo crescimento da indústria observado no ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desempenho industrial registrou queda de 2,5% no segundo trimestre do ano, o que impacta diretamente nas linhas de produção e, consequentemente, no consumo de energia.




Mesmo com a tendência de diminuição, na análise de julho versus junho, do total de 12 setores analisados pelo Índice Setorial Comerc, oito apresentaram aumento no consumo de energia. 

O destaque fica para os segmentos de Papel e Celulose, com alta de 7,20%, Alimentos, que teve consumo 6,26% superior, e Eletroeletrônicos, com aumento de 4,91%. A média do consumo dos setores revelou alta de 2,51% no período.



O consumo de energia livre seguiu tendência de queda no primeiro semestre, acompanhando a desaceleração da economia nacional, que impacta com ênfase o desempenho e o nível de produção de diversos setores da indústria, responsáveis pela maior parte da energia consumida por meio de contratos firmados no mercado livre.



Perfil - A Comerc Energia foi fundada em 2001 e é formada por duas empresas: a Comerc Gestão e a Comerc Trading. A Comerc Gestão é a maior gestora independente de energia elétrica do País, responsável por gerir 15% da carga de energia de consumidores livres. 

O objetivo da empresa é maximizar a redução de custo de energia elétrica e atender plenamente as necessidades do cliente no curto, médio e longo prazo, por meio da elaboração de estratégias de posicionamento e de estruturas de gerenciamento de energia. 

A gestora também administra 3.300 MW de potência de geração (produtores independentes e auto produtores), buscando a criação de valor para o cliente por meio de estratégias de comercialização rentáveis, seguras e eficientes.

A Comerc Trading está entre as 10 maiores do País por montante de energia comercializada. Entre as comercializadoras independentes, a Comerc está na liderança. 

A empresa faz parte da aliança internacional Energy Experts, juntamente à norueguesa Bergen Energi e à norte-americana Delta Energy. 

A aliança oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais. [ www.comerc.com.br].