quinta-feira, 2 de agosto de 2012

BNDES vai examinar financiamentos a projetos de geração no mercado livre

Comercializadoras poderão apresentar contratos de venda de energia como garantia
Da redação

Os comercializadores de energia elétrica poderão oferecer garantias para que projetos de energia renovável tenham financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 


Segundo informações da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraeel), que participou de encontro com dirigentes da instituição de fomento, a proposta ainda está sendo finalizada no âmbito do banco e estabelece que as comercializadoras atuariam como uma espécie de catalisadores dos PPA´s (contratos de venda de energia) derivados de projetos de geração renovável, considerando os clientes especiais que essas empresas detêm em suas respectivas carteiras.

Ao BNDES caberia avaliar o risco da comercializadora, a garantia que ela daria ao projeto, o porte do agente, a efetiva garantia em honrar seus compromissos e os tipos de contratos que elas mantém com os consumidores. 

Entretanto, o banco se reservaria ao direito de examinar cada caso isoladamente.

O tema foi discutido em reunião realizada no dia 26 de julho, no Rio de Janeiro. 

A Abraceel foi representada pelo conselheiro José Amorim e por seu presidente, Reginaldo Medeiros. Também participaram dirigentes da Abeeólica, Abragel e da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única) - que representam o setor eólico, de PCHs e de biomassa, respectivamente.

"Isso é um avanço porque, até então, o banco não aceitava financiar projetos para o mercado livre. 

Não é que ele esteja aceitando agora, mas vai analisar as operações", avalia Medeiros.