sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mercado Livre de energia deve alcançar 38% do mercado nacional

Atualmente o mercado livre de energia elétrica responde por 28% do consumo nacional e segue em expansão devendo atingir uma participação de 38% em 2015. 

A previsão do crescimento foi feita por Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – Abraceel, durante o 13º Encontro Internacional de Energia realizado pela Fiesp na última semana.


A Abraceel afirma que hoje são atendidos regularmente 1.300 clientes e que a estimativa é de existam 12 mil compradores em potencial para serem atendidos no país. 

“As vendas vão deslanchar quando for criada a figura do comercializador varejista, para atender consumidores de menor porte que estão fora do mercado porque não querem assumir sozinhos o custo de um equipamento de medição, por exemplo. 

Mas para isso dependemos de regulamentações por parte de órgãos oficiais’, explica Medeiros.

Nem sempre as intervenções do governo são bem-vindas pelo setor como foi o caso da publicação da Portaria nº455 do Ministério das Minas e Energia que determina a abertura dos preços dos contratos negociados no mercado livre para a Câmara de Comercialização de Energia (CCEE), e obriga os consumidores a efetivar a compra com a antecedência de um mês, a partir de julho de 2013.

“O avanço do mercado livre é uma realidade mundial. Ele já representa 100% do mercado energético da União Europeia, 65% dos Estados Unidos e está se consolidando no Japão. 

É uma tendência sem volta’, ressalta o presidente da Abraceel.

Matéria na íntegra – Valor Econômico